segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Candidata “imposta” por Lula, Dilma decola nas pesquisas, mas precisa provar experiência

Embora não tenha sido a primeira opção do PT para disputar a Presidência, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff tem avançado nas pesquisas eleitorais, saltando de 18% para 37% das intenções de voto em seis meses. No entanto, especialistas ouvidos pelo R7 afirmam que a petista terá de superar sua falta de carisma e inexperiência eleitoral se quiser se descolar do adversário do PSDB, José Serra.

Não é novidade que a indicação da mineira, ratificada durante a convenção do PT, neste domingo (13), em Brasília (DF), foi “imposta” ao partido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se viu desfalcado de opções diante do escândalo do mensalão, em 2005. À época, os paulistas José Dirceu e Antonio Palocci, então ministros da Casa Civil e da Fazenda, eram apontados como as escolhas mais prováveis para suceder o presidente.

Afastados da briga, nomes de outros Estados ganharam força, mas ainda assim Dilma não era a primeira opção, como aponta a cientista política Helcimara Souza Telles, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

- A crise do mensalão enfraqueceu o PT paulista, mas fez com que diretórios da sigla ganhassem força em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O partido tinha outros nomes à frente, como o dos ex-ministros Tarso Genro [da Justiça] e Patrus Ananinas [Desenvolvimento Social e Combate à Fome] para indicar.

fonte : r7 noticías

comentário : o texto fala sobre o avanço que dilma teve nas eleições e também que fez um avanço para vários lugares.

postado por : Mariaht Fernanda