sábado, 20 de novembro de 2010

Brasil na Primeira República !!

Cangaço
Entre o final do século XIX e começo do século XX ( Início da República ) , surgiu , o nordeste brasileiro , grupo de homens armados conhecidos como cangaceiros . Estes grupos apareceram em função , principalmente , das péssimas condições sociais da região nordestina . O latifúndio , que concentrava terra e renda nas mãos dos fazendeiros , deixava as margens da sociedade a maioria da população .
O Cangaço era uma comunidade violenta , o seu líder maior era o Lampião , eles andavam em bandos . Os cangaceiros não tinham uma moradia fixa , eles eram nômades . Enquanto os Canudos viviam no messianismo , o Cangaço vivia na marginalidade !
Nina Cordeiro !

Brasil na Primeira República !

Revolta de Canudos

A Revolta de Canudos foi uma revolta , que aconteceu no Norteste , no século XIX . A realidade do nordeste era de fome , exploração e coronelismo . Canudos era uma comunidade , que se localizava na região da Vaza Barris , que era uma fazenda abandonada . Antônio Conselheiro , que era o líder messianista , a população de Canudos era de camponeses ( que eram a mão de obra dos fazendeiros ) e os pequenos comerciantes . A atividade em Canudos eram a agricultira , o comércio de madeiras e a criação de animais .

Nina Cordeiro !

Revolta da Vacina




A imagem acima mostra a revolta da vacina . Houve essa revolta , porque as mulheres estavam sem privacidade , pois seus maridos saiam para trabalhar e elas ficavam em casa , e recebiam pessoas em suas casas dizendo que iriam vacinar seus braços ou pernas , que na época , eram partes do corpo muito intimas !
Nina Cordeiro .
Fonte : Google Imagens

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

A política na república velha

Coronelismo: é uma esfera municipal a base era mandonismo , clientelismo e fraude eleitoral , alianças politicas , o clientelismo = troca de favores
Fraude eleitoral= voto bico de pena inventava gente para votar até morto votava .
Mandomismo= chantagem , eles chantagem para a pessoa votar na pessoa . Os coronéis ocupassem o espaço político e monopolizassem a região , eles faziam a cabeça da pessoa para votar neles e ai lá na hora para confirmar na hora , ve se a pessoa votou nele mesmo , o nome disso ficou conhecido como voto de cabresco a pessoa era conduzida até lá tipo aqueles negócios que tapa a cara que só fica olhando para frente , por isso o voto era aberto a pessoa não tinha "liberdade" nem até para votar , na véspera da eleição eles ensinava a pessoa a votar a ler e escrever para votar , porque lá tinha o controle lá na hora , para garantir a vitória era como os mortos votavam também isto é pessoas já falecidas tinham seus nomes emprestados para votar mais de uma vez .
Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte: Gabriela Rodrigues

A política na república velha

Política dos governadores: E uma aliança com os governadores estaduais a criação comissão de verificação de poderes , a eleição deputados . Era a troca de favores entre a presidencia e o governos estaduais , eles trocaram e recebia o apoio deles , garantindo a eleição dos candidatos . O presidente da república contava com o apoio do congresso para a aprovação das leis de seu interesse e afastava os conflitos entre os governos federal e estaduais .

Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte : Gabriela Rodrigues

terça-feira, 16 de novembro de 2010

o que é democracia ?

DEMOCRACIA NO BRASIL

O Brasil segue o sistema de democracia representativa. Existe a obrigatoriedade do voto, diferente do que ocorre em países como os Estados Unidos, onde o voto é facultativo (vota quem quer). Porém, no Brasil o voto é obrigatório para os cidadãos que estão na faixa etária entre 18 e 65 anos. Com 16 ou 17 anos, o jovem já pode votar, porém nesta faixa etária o voto é facultativo, assim como para os idosos que possuem mais de 65 anos.


POLÍTICAS:

Este artigo busca responder as indagações iniciais de alunas-pesquisadoras, sobre a Política de Assistência Social. Surge no contexto de discussão teórico-crítica do grupo de iniciação científica que investiga a temática na região administrativa do Estado de São Paulo. Pretende apresentar, de modo sucinto, um quadro de análise do processo de afirmação da assistência social como política social, a partir do disposto na Constituição Federal e na Lei Orgânica da Assistência Social . Busca compreender os elementos centrais que contribuíram para que a assistência social alcançasse o status de política social, de direito do cidadão e dever do Estado e os movimentos de mudanças, tensões e propostas decorrentes,
representantes e governantes. É o povo quem escolhe os integrantes do poder legislativo (aqueles que fazem as leis e votam nelas – deputados, senadores e vereadores) e do executivo (administram e governam – prefeitos, governadores e presidente da república).

POSTAGENS de : Júlia Garcez


o que é democracia ?

que for economicamente inviável escravizar, o problema tenderá a acabar – como
a escravidão negra.

Como regra, os escravos do Brasil de hoje são levados às fazendas deônibus, alguns de avião, mas a maioria vai mesmo em caminhão de carregargado, de pé, pois não há assento para todos, sacolejando por horas a fio, àsvezes dias. Chegam às fazendas e começam a roçar, roçar e roçar. Das 5 damanhã ao cair da noite. Comem no mato, sob a vigilância de jagunços armados.Em geral, vão sozinhos, mas alguns levam filhos e mulher. Pagam por tudo nobarracão da fazenda: sal, feijão, arroz, até pelos instrumentos de trabalho, a foice,o machado. E, manipulados por uma espiral de dívidas impagáveis, caem naescravidão – até fugir, salvar-se numa operação de resgate ou até quOpções de postagem

e o patrão dêo trabalho por encerrado.

Opções de postagem
Marcadores para esta postagem:
exemplo, patinetes, férias, outono
Atalhos: pressione Ctrl com: B = Negrito, I = Itálico, P = Publicar, S = Salvar, D = Rascunho mais
Retornar à lista de postagens que for economicamente inviável escravizar, o problema tenderá a acabar – como
a escravidão negra.

Como regra, os escravos do Brasil de hoje são levados às fazendas deônibus, alguns de avião, mas a maioria vai mesmo em caminhão de carregargado, de pé, pois não há assento para todos, sacolejando por horas a fio, àsvezes dias. Chegam às fazendas e começam a roçar, roçar e roçar. Das 5 damanhã ao cair da noite. Comem no mato, sob a vigilância de jagunços armados.Em geral, vão sozinhos, mas alguns levam filhos e mulher. Pagam por tudo nobarracão da fazenda: sal, feijão, arroz, até pelos instrumentos de trabalho, a foice,o machado. E, manipulados por uma espiral de dívidas impagáveis, caem naescravidão – até fugir, salvar-se numa operação de resgate ou até que o patrão dêo trabalho por encerrado.

contra trabalho escravo

Essa imagem retrata antigamente era assim e hoje as crianças tem que trabalhar hoje a escravidão "não existe " mais isso não tão cumprido como nessa foto.
Trabalho Escravidão :
uma mancha vergonhosa que se alastrou pelo País

O ministério do trabalho divulgou o balanço da fiscalização sobre trabalho escravo nas regiões norte e nordeste do Brasil . O balanço é referente aos primeiros seis meses de 2003 . Trabalho escravo e a delegacia ,Regional do trabalho libertaram trabalhadores que viviam em regime de escravidão nessas regiões .

postagem de :Júlia Garcez









contra trabalho escravo

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Comentários

Esse texto está falando que os cangaceiros são pobres rurais que são tratados como individuos marginalizados para eles o privilégio e passar a perna nos grandes proprietários . A sobrevivência e a violência é uma estrategia para defesa do grupo ou do bando e uma forma ilegal . Eles tiveram um grande papel nas disputas do poder nordestino na república velha !

Postado por : Gabriela Rodrigues
Fonte: Gabriela Rodrigues

Cangaços.

Contudo, é necessário salientar que não se pretende aqui investir numa discussão sobre a heroicidade ou a vilania dos cangaceiros. A posição adotada se refere ao banditismo social, trabalhado por Eric Hobsbawm em Bandidos (1975). Segundo o autor, o banditismo social se trataria de

“uma forma de rebelião individual ou minoritária nas sociedades camponesas. (...) O ponto básico a respeito dos bandidos sociais é que são proscritos rurais, encarados como criminosos pelo senhor e pelo Estado, mas que continuam a fazer parte da sociedade camponesa, e são considerados por sua gente como heróis, como campeões, vingadores, paladinos da Justiça, talvez até como líderes da libertação e, sempre, como homens a serem admirados, ajudados e sustentados.”

Desta forma, os cangaceiros serão tratados como indivíduos marginalizados, originários, de um modo geral, das classes pobres rurais, oprimidos por um sistema econômico e político que privilegia os grandes proprietários e expropria o pequeno produtor. O apelo à criminalidade e à ilegalidade é, neste caso, uma forma de garantir a sobrevivência e a violência é uma estratégia de defesa do bando.

Neste sentido, é possível perceber a ambigüidade do fenômeno do cangaço, manifestada claramente no imaginário popular acerca destes grupos: ao mesmo tempo em que são apresentados como facínoras perversos, são mostrados como dotados de grande generosidade para com os pobres, realizando atos de caridade para os mais humildes e protegendo-os contra os desmandos dos poderosos.

Diante disto, o presente artigo tentará examinar o cangaço sob um ponto de vista que leve em consideração estas ambigüidades, conflitos e alianças que marcaram a história destes bandos, entendendo-os como atores históricos que tiveram um importante papel nos arranjos políticos e nas disputas de poder do Nordeste da República Velha.

Postado por: Gabriela Rodrigues

Fonte:

Canudos.

Canudos: foi uma comunidade que se localizava na região de vaza barris que tinha um chamado Antônio Conselheiro (líder religioso) que sua população era formada por camponeses ( mão de obra dos fazendeiros) , pequenos comerciantes que a atividade era agricultura , comércio de madeiras , criação de animais , a base era religiosa que a crença religiosa levava a uma crença politica : Monarquia X república . O messianismo era a salvação e o reino de Deus .
A monarquia :
- Rei = teoria dos direitos divino dos reis.
- Monopólio do saber : igreja
-Casamento :religioso
-Cemitério: na igreja

A república :

- Sociedade
- Ensino Laico = pessoa comum
- o casamento era no civil
- o cemitério era público ou particulares

Os opositores de canudos:
fazendeiros = estão perdendo mão de obra , a igreja perdendo fiéis e os republicanos sobrevivesse os ideias da monarquia .

Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte : Gabriela Rodrigues

domingo, 14 de novembro de 2010

Brasil da primeira república

Revolta da vacina!
Vacinação obrigatória !


Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte :google


quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Cangaços !
Cangaço foi um fenômeno ocorrido no nordeste brasileiro de meados do século XIX ao início do século XX . O cangaço tem suas origens em questões sociais e fundiárias do Nordeste brasileiro, caracterizando-se por ações violentas de grupos ou indivíduos isolados: assaltavam fazendas, sequestravam coronéis (grandes fazendeiros) e saqueavam comboios e armazéns. Não tinham moradia fixa: viviam perambulando pelo sertão , praticando tais crimes, fugindo e se escondendo.

Fonte: google
Postado por: Mariaht Fernanda


O início do período republicado da História do Brasil foi marcado por vários conflitos e revoltas populares. O Rio de Janeiro não escapou desta situação. No ano de 1904, estourou um movimento de caráter popular na cidade do Rio de Janeiro. O motivo que desencadeou a revolta foi a campanha de vacinação obrigatória, imposta pelo governo federal, contra a varíola.

Situação do Rio de Janeiro no início do século XX

A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária. A população sofria com a falta de um sistema eficiente de saneamento básico . Este fato desencadeava constantes epidemias, entre elas, febre amarela , peste bubonica e varíola. A população de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a principal vítima deste contexto.

Preocupado com esta situação, o então presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. O médico e sanitarista Oswaldo Cruz foi designado pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade.

Campanha de Vacinação Obrigatória

A campanha de vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam as casas e vacinavam as pessoas à força, provocando revolta nas pessoas. Essa recusa em ser vacinado acontecia, pois grande parte das pessoas não conhecia o que era uma vacina e tinham medo de seus efeitos.

Revolta popular

A revolta popular aumentava a cada dia, impulsionada também pela crise econômica (desemprego, inflação e alto custo de vida) e a reforma urbana que retirou a população pobre do centro da cidade, derrubando vários cortiços e outros tipos de habitações mais simples.

As manifestações populares e conflitos espalham-se pelas ruas da capital brasileira. Populares destroem bondes, apedrejam prédios públicos e espalham a desordem pela cidade. Em 16 de novembro de 1904, o presidente Rodrigues Alves revoga a lei da vacinação obrigatória, colocando nas ruas o exército, a marinha e a polícia para acabar com os tumultos. Em poucos dias a cidade voltava a calma e a ordem.