segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Candidata “imposta” por Lula, Dilma decola nas pesquisas, mas precisa provar experiência

Embora não tenha sido a primeira opção do PT para disputar a Presidência, a ex-ministra da Casa Civil Dilma Rousseff tem avançado nas pesquisas eleitorais, saltando de 18% para 37% das intenções de voto em seis meses. No entanto, especialistas ouvidos pelo R7 afirmam que a petista terá de superar sua falta de carisma e inexperiência eleitoral se quiser se descolar do adversário do PSDB, José Serra.

Não é novidade que a indicação da mineira, ratificada durante a convenção do PT, neste domingo (13), em Brasília (DF), foi “imposta” ao partido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que se viu desfalcado de opções diante do escândalo do mensalão, em 2005. À época, os paulistas José Dirceu e Antonio Palocci, então ministros da Casa Civil e da Fazenda, eram apontados como as escolhas mais prováveis para suceder o presidente.

Afastados da briga, nomes de outros Estados ganharam força, mas ainda assim Dilma não era a primeira opção, como aponta a cientista política Helcimara Souza Telles, da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

- A crise do mensalão enfraqueceu o PT paulista, mas fez com que diretórios da sigla ganhassem força em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. O partido tinha outros nomes à frente, como o dos ex-ministros Tarso Genro [da Justiça] e Patrus Ananinas [Desenvolvimento Social e Combate à Fome] para indicar.

fonte : r7 noticías

comentário : o texto fala sobre o avanço que dilma teve nas eleições e também que fez um avanço para vários lugares.

postado por : Mariaht Fernanda
O que é democracia ?
Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos , direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista , republicano ou monárquio .
fonte: google

comentário : o texto está explicando o que é democracia, dizendo que o poder está com as pessoas pessoas e não só com o governo, e que pode ser de várias maneiras : presidencialista, parlamentarista, republicano ou monárquio. A nossa monarquia do Brasil, na verdade não só no Brasil, de vários lugares é presidencialista, o voto é secreto , não tem descriminação e qualquer um pode votar, desde que tenha titulo de eleitos e as eleições são bem mais avançadas do que antigamente .
postado por : Mariaht Fernanda

Comentário (:

Com o tempo há cada vez mais avanços políticos , o caso de Dilma e Marina é um exemplo , antigamente , a mulher era como um objeto , não tinha direito a nada , hoje em dia , a mulher já pode ser presidente !!

Por : Nina Cordeiro

Avanço Político !

É um avanço ter Dilma e Marina na disputa à presidência, diz Erundina

Por: Ricardo Negrão, Rede Brasil Atual

Publicado em 08/03/2010, 19:34

Última atualização às 19:59


São Paulo - A ex-prefeita de São Paulo e hoje deputada federal (PSB) Luiza Erundina participou de um debate na manhã desta segunda-feira (8) sobre os 100 anos do Dia Internacional da Mulher, promovido pelo Sindicato dos Bancários de São Paulo, Osasco e Região.

Após o encontro, a deputada falou à Rede Brasil Atual sobre o atual cenário políticobrasileiro, que poderá colocar duas mulheres na disputa pela Presidência da República, as pré-candidatas Dilma Rousseff (PT) e Marina Silva (PV). Para ela, nunca houve mulheres com esses perfis e com condições de disputar realmente o cargo. "É um avanço ter duas mulheres com esse perfil, com essa origem de esquerda e com os compromissos que evidentemente ligam essas mulheres. É um enorme avanço. Nunca na disputa pelo poder maior deste pais houve mulheres com esse porte", destaca."Nossos avanços se dão à base de muita luta. Tem preconceito e muita má vontade. Porque os homens em geral, com honrosas exceções, têm muito medo de que as mulheres assumam o poder. Eles se sentem ameaçados. Tem toda uma cultura nas relações com o poder, que torna difícil o homem se sentir seguro. [O homem] Não percebe que é possivel somar com as mulheres."Erundina, que foi prefeita de São Paulo de 1989 a 1992, também ressaltou o pequeno número de mulheres no Congresso (cerca de 9%) e no Senado (pouco mais de 10%). E disse que esse quadro só mudará com muita luta, pois os homens têm "medo" de mulheres no poder
.

Por : Nina Cordeiro !

Comentário

O texto tá falando que o avanço é o das fichas limpas, é também criaram leis para esses negócios de fichas limpas é isso cada vez que passa decepcionar o brasileiros porque é muita roubalheira paar uma politica só , é o Brasil está num progresso politico positivo muito bom , ainda com todas as leis que tem eles arranjam uma saída para se livrarem , mas isso foi uma grandee conquistas do País , da população .


Postado por : Gabriela Rodrigues

O avanço politico

'Ficha Limpa' é um avanço, dizem políticos locais !



Vista como um avanço político e histórico no país, segundo especialista e políticos da região, a chamada “Ficha Limpa” - lei que impede a candidatura de condenados criminalmente por mais de um juiz em eleições públicas - ainda deve dar o que falar. Apesar da iniciativa popular ter sido, enfim, sancionada anteontem pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a questão polêmica gira em torno de sua abrangência. Afinal, ela valerá para as eleições deste ano? E para os já condenados ou para os condenados após sua promulgação? A questão que deve ser decidida em breve pelo Judiciário já é motivo de críticas. Para o cientista político Pedro Rocha Leme, apesar do otimismo com sua sanção, a definição de sua abrangência pode decepcionar o brasileiro.
Essa é a primeira vez na história brasileira que uma lei é sancionada, sem vetos, por um presidente, e foi encabeçada pela população. Isso porque mais de 1,6 milhão de pessoas assinaram tal solicitação, que foi protocolada na Câmara dos Deputados Federais em novembro passado e só em maio, recente, votada. “Estou otimista com essa sanção, é histórica. Trata-se de um avanço, resultado de uma opinião pública. As pessoas querem essa ordem na democracia. Mas se eles (deputados) quisessem mesmo essa limpeza teriam votado muito antes, no ano passado e já estaria valendo para este ano”, opinou Rocha Leme, que é doutor em Ciências Políticas e professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.
Para o especialista, apesar de todo “progresso político positivo” em torno dessa lei, os políticos ainda devem achar “brechas” para se livrarem. “Eu não tenho dúvidas, apesar de estar nas mãos do Judiciário. No texto cabe várias interpretações e não alcança condenados administrativos, como pelo Tribunal de Contas. Esses casos que cabem recursos ainda escaparão. O que não deveria acontecer. Ou seja, quem teve contas rejeitadas passa, se candidata e tudo bem. Somente os casos de improbidade administrativa, condenações criminais no geral e, detalhe, condenados em segunda instância é que serão atingidos”, criticou ele. E acrescentou: “Mas temos que ser otimistas. Essa lei já foi um passo grande da sociedade brasileira”.


Postado por:Gabriela Rodrigues.
Fonte:http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia.phl?editoria=39&id=302741
Jornal : Cruzeiro do sul

sábado, 23 de outubro de 2010

O que é democracia ?
Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos , direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista , republicano ou monárquio .

comentário : o texto está explicando o que é democracia, dizendo que o poder está com as pessoas pessoas e não só com o governo, e que pode ser de várias maneiras : presidencialista, parlamentarista, republicano ou monárquio. A nossa monarquia do Brasil, na verdade não só no Brasil, de vários lugares é presidencialista, o voto é secreto , não tem descriminação e qualquer um pode votar, desde que tenha titulo de eleitos e as eleições são bem mais avançadas do que antigamente ...

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

O que é DEMOCRACIA ?

Democracia é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos - forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista, republicano ou monárquico

Por : Nina Cordeiro
Fonte : Google

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Comentários

O texto está explicando o que é democracia , é tá falando que o poder ( do governo )tem que tomar decisões importantes para a sociedade (povo) , e que pode ser de vários jeitos pode ser: presidencialista ou parlamentarita , o nossa democracia do Brasil ( é de vários outros lugares) são presidencialista , é o voto é secreto e direto a pessoa vai lá e vota direta não precisa de ninguém e nem tem discriminação (hoje em dia , porque antigamente tinha) , é a eleição do mundo hoje é bem avançada hoje em dia as urnas ( algumas) são digitais é isso é tudo o povo que escolhe quem é melhor para o seu país , estado ....


Postado por : Gabriela Rodrigues

Democracia

O que é democracia?

é um regime de governo em que o poder de tomar importantes decisões políticas está com os cidadãos (povo), direta ou indiretamente, por meio de representantes eleitos — forma mais usual. Uma democracia pode existir num sistema presidencialista ou parlamentarista replubicano ou monárquico.


Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Democracia

segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Comentário (:

Agora , felizmente , a maior parte do mundo , já sabe que o trabalho escravo é proibido , apesar , de muitos ainda pratica-lo , as vezes até por falta de opção ou modo de ganhar a vida . Hoje em dia , já tem até ONG's contra o trabalho escravo , o que é certo !

Por : Nina Cordeiro

Contra Trabalho Escravo !!

Clipping: Negros ainda são vítimas de escravidão, aponta estudo

ANTÔNIO GOIS
da Sucursal do Rio

Passados 122 anos desde a Lei Áurea, 3 em cada 4 trabalhadores libertados de situações análogas à escravidão hoje são pretos ou pardos.

É o que mostra um estudo do economista Marcelo Paixão, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, feito a partir do cadastro de beneficiados pelo Bolsa Família incluídos no programa após ações de fiscalização que flagraram trabalhadores em situações que, para a ONU, são consideradas formas contemporâneas de escravidão.

São pessoas trabalhando em situações degradantes, com jornada exaustiva, dívidas com o empregador --que o impedem de largar o posto-- e correndo riscos de serem mortas.

Paixão, que publica anualmente um Relatório de Desigualdades Raciais (ed. Garamond), diz que foi a primeira vez em que conseguiu investigar a cor ou raça desses trabalhadores, graças à inclusão do grupo no Bolsa Família.

Os autodeclarados pretos e pardos --que Paixão soma em seu estudo, classificando como negros-- representavam 73% desse grupo, apesar de serem 51% da população total do Brasil. Tal como nas pesquisas do IBGE, é o próprio entrevistado que, a partir de cinco opções (branco, preto, pardo, amarelo ou indígena) define sua cor.

Para o economista, "a cor do escravo de ontem se reproduz nos dias de hoje. Os negros e índios, escravos do passado, continuam sendo alvo de situações em que são obrigados a trabalhar sem direito ao próprio salário. É como se a escravidão se mantivesse como memória".

Pretos e pardos são maioria entre a população mais pobre. Segundo o IBGE, entre os brasileiros que se encontravam entre os 10% mais pobres, 74% se diziam pretos ou pardos.

Para Paixão, ainda que hoje a cor não seja o único fator a determinar que um trabalhador esteja numa condição análoga à escravidão, o dado sugere que ser preto ou pardo eleva consideravelmente a probabilidade.


Por : Nina Cordeiro

Fonte : http://www.reporterbrasil.com.br/pacto/clipping/view/1120

Contra Trabalho Escravo !!

Clipping: Combate ao trabalho escravo premiado nos EUA

O coordenador da Campanha da Comissão Pastoral da Terra (CPT) de Combate ao Trabalho Escravo, o dominicano francês, Frei Xavier Plassat, foi um dos nove selecionados pelo governo dos Estados Unidos, como "herói" no combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas no mundo. Nesta segunda-feira, 14, foi lançado o relatório anual "Tráfico Internacional de Pessoas", em Washington. Participou da solenidade a secretária de Estado norte-americano, Hilary Clinton.

A homenagem acontece anualmente e é organizada pelo Departamento de Estado dos EUA, que escolhe indivíduos ao redor do mundo que se dedicam à luta contra o tráfico de seres humanos.

Os escolhidos geralmente são militantes de ONGs e movimentos sociais, legisladores, policiais e cidadãos interessados, que estão empenhados em acabar com a escravidão moderna. Eles são reconhecidos por seus esforços incansáveis - apesar da resistência da oposição, e ameaças às suas vidas - em proteger as vítimas, punir os criminosos, e sensibilizar a população contra práticas criminosas em seus países e no exterior.

Além do Frei Xavier Plassat, foram escolhidos, também, Aminetou Mint Moctar, da Mauritânia; Natalia Abdullayeva, do Uzbequistão; Linda Al-Kalash, da Jordânia; Ganbayasgakh Geleg, da Mongólia; Christine Sabiyumva, de Burundi; Sattaru Umapathi, da Índia; Irén Adamné Dunai, da Hungria; e Laura Germino, dos Estados Unidos.

O grupo permanece nos Estados Unidos até o dia 19 de junho, participando de atividades com a sociedade, governo e imprensa, a fim de sensibilizar o país e o mundo sobre a questão da escravidão contemporânea e o tráfico de pessoas. Segundo Frei Xavier, está sendo uma oportunidade de trocar experiências com os engajados de outros países, conhecendo a sua realidade, dificuldades e êxitos no combate ao trabalho escravo e ao tráfico humano.

Em dezembro de 2009, Frei Xavier, juntamente com mais dois dominicanos, Freis Henri Burin dês Roziers e Jean Raguenes foram homenageados por sua atuação social no Brasil, na luta contra o trabalho escravo e as violências agrárias. A homenagem foi idealizada pela embaixada francesa em Brasília e fez parte das comemorações do Ano da França no Brasil.
(CM)


Por : Nina Cordeiro

Fonte : http://www.reporterbrasil.com.br/pacto/clipping/view/1201 !!

Contra o trabalho escravo.!

Decuplicam casos de trabalhos escravos nos últimos 3 anos.



Dados da pastoral da comissão da terra (CPT) revelam estimativas de que o Brasil tem , atualmente cerca de 15 mil trabalhadores escravos . Nos últimos 3 anos , os números aumentaram 10 vezes . Em 2000 465 o número conhecido de pessoas utilizadas no regime de escravidão . Segundo o setor de documentação da CPT , de janeiro até o inicio do mes de novembro desde ano . 4.312 casos foram registrados. No ambito urbanos , os dados tambem são assustadores . Registros da pastoral do migrante de São Paulo são de que moram 350 mil pessoas de forma clandestina na cidade e , destas , 120 mil desenvolvem atividades analógas a escravidao . No exterior também há casos de brasileiros trabalhando como escravos . É o caso de suriname , onde cerca de 40 mil paraenses e maranhenses vivem de forma subumana , trabalhando 12 horas por dia sem nenhum direito . O presente do artigo tem o objetivo de trazer a público um diário sobre o trabalho escravo do Brasil em 2002.
13/02/2002



Texto 2

Frei Henri envia carta , em nome da coordenação do CPT de combate do trabalho escravo manifestando preucupações sobre a situação do sul e sudeste do Pará. Diz : ´´ desde de janeiro até o fim de junho de 2002 no sul e sudeste do Pará , houve 1.853 trabalhadores escravizados ou em condições degradantes de trabalho escravo enquanto , em 2001 o ano inteiro houve 1.264 . Há mais de um ano que não se realizou nenhuma operação de fiscalização na região de São Felix do Xingu e iriri , conhecida publicamente como aquela de mais concentração de derrubadas , queimadas e trabalho escravo . ´´ Sobre a impunidade : ´´Por causa da impunidade , a pratica de trabalho escravo se generaliza como mostram claramente as estatisticas menciadas . Os casos de reincidencia provam também isso .´´03/08/2002

Comentários: Que a escravidão vem aumentando tem uma ONG para tentar organizar isso mais e muito dificil tem muitos escravos espalhados pelo pais , então, a situação e precaria não tem recurso e nem direito a nada. A escravidão ainda tem no pais mais estão tentando acabar mais e complicado mais estamos juntos nessa luta , para que as porcentagens fica bem baixa .

Postado por : Gabriela Rodrigues
Fonte:google
Obs: eu postei hoje porque eu estava sem internet





terça-feira, 12 de outubro de 2010

Trabalho escravo !

O Trabalho Escravo continua sendo um tema de sérios questionamentos para a Justiça Trabalhista Brasileira. Quando se fala em trabalho escravo, se verifica a afronta direta aos princípios e às garantias individuais previstos tanto na Declaração Universal dos Direitos Humanos quanto na Constituição Federal.

O trabalho escravo não é uma exclusividade de países em desenvolvimento, de países pobres, ele existe em todas as economias do mundo, em todas as regiões e apresentando as mais diversas formas.


A escravidão é a prática social em que um ser humano assum direitos de propriedades sobre outro designado por escravo, ao qual é imposta tal condição por meio da força. Em algumas sociedades desde os tempos mais remotos os escravos eram legalmente definidos como uma mercadoria . Os preços variavam conforme as condições físicas, habilidades profissionais, a idade, a procedência e o destino !


cometário : infelizmente ainda existe trabalho escravo no Brasil, mesmo as pessoas sabendo que é proibido, mais as coisas estão mudando e o trablho escravo vem sendo bem menor de uns tempos para cá por conta de ONG'S que muitos negros criaram contra isso, que é uma barbaridade !


postado por : Mariaht Fernanda