sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Quadro brasileiro!

O Brasil virou um país recem - nascido em 1822 , um territorio muito extenso ''sem meio de comunicação'' ficou dificil de governa , diferentes interesses, diferenhtes necessidaes...
A tendencia era interesses ligados a capital e areas proximas, e depois aconteceu varias revoltas como a gurra dos farrapos, e a revolta dos Males!
Postado por : Gabriela Rodrigues
Fonte :Gabriela Rodrigues

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

A apansão externa

  • A apansão externa:
  • Foi unicado como lancamenta do doutriona de monvive , ele dizia . "A américa para os américanos " , nos ele não só disse mas colaborou na prática , mas não para todos os americanos , para os estadúnidensas . A necessidade de exponcia de mevada, ajudou na expanção do territorio.
  • Postagem:Júlia garcez

Estados Unidos no seculo XIX

Indentifique o tema :EUA XIX
Fato histórico:As 13 colonias verarem estados

A expanção interna: As reservas indigenas protegiam sobreviventes dos massacres,os americanos tambem por meio de guerra os terras dos índios que vivem até antes,deitando-os com fome, frio e uns ate morriam .
Postagem : Júlia Garcez

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Fase Progressista
A primeira fase do período regencial é chamada de progressista porque descentralizou.
A regência trina provisória de 1831 foi criada porque dom pedro ainda era muito novo para governar, então deixaram os regentes no poder
quando dom pedro ficou mais velho foi criada a regência permanente, na qual tirava os regentes do poder
As ações da regência trina foram :
Criaram a guarda nacional com o objetivo de conter as agitações, seus lideres eram fazendeiros e cada província tinha um corpo da guarda nacional.
Criaram o código de processo criminal que tinha o objetivo de conter os poderes , os lideres eram fazendeiros e tinham liberdade as províncias na ampliação da justiça.
Criaram o ato adicional que tinha o objetivo de adicionar a constituição de 1834 seus lideres eram fazendeiros e tinham a liberdade das províncias, criaram o destrito federal e criaram a regência UNA.
Então com esses tres fatos podemos comprovar que a fase progressista descentralizou.

postado pro Mariaht Fernanda e Nina Codeiro

Periodo regencial regencia trina

Quem fez parte do periodo regencial regencia trina?
Nicolau Pereira, Jose Joaquim Campos,Francisco de Liam e Silva,Duque de Caxias

Ato adicional:Três anos após a abdicação do imperador D. Pedro I, ainda não se fizera qualquer reforma na constituição brasileira de 1824. O país estava dilacerado por lutas que ameaçavam sua unidade, surtos revolucionários no Rio de Janeiro, Maranhão e Pará. O mais recente fora a sedição militar de Ouro Preto. O Senado era conservador, embora longe de ser "a escravatura de D. Pedro I", como era chamado pelo jornal O Sete de Abril. As eleições , os deputados estavam investidos de poderes constituintes.
Além de criar a Regência Una, o Ato Adicional dissolveu o Conselho de Estado, criou Assembleias Legislativas provinciais - o que proporcionava mais autonomia para as Províncias -, estabeleceu o Munícipio Neutro do Rio de Janeiro e manteve a vitaliciedade do Senado.
Embora o ato adicional representasse um fator de conciliação entre as forças políticas divergentes, a contradição era latente, pois, ao mesmo tempo em que se propunha a centralização política nas mãos de um único regente, dava considerável autonomia às províncias. Tanto o período regencial de
Feijó como o de Araújo Lima passaram por essas contradições de preconizar a descentralização política e manter a unidade territorial.
Postado por:Gabriela Rodrigues
Fonte:google

Periodo regencial

O caráter de descentralizar e porque tem 3 pessoas no comando como que essas pessoas vão conseguir comandar o território todo com medidas liberais?
Eles tiveram que criar ações para facilitar na hora administração descentralização ''ordem'', começar a ''criar'' leis /regras, justiça(codigo do processo criminal), também cada provincia(estado) vai ter a sua guarda macional ,autonomia das provincais...O codigo processo cada provincia tem sua justiça.
Postado por:Gabriela Rodrigues
Fonte:Gabriela Rodrigues


Progressista

Progressista e a primeira fase progressista ela quer que a descentralização(legislativo acima do executivi) , ela quer que seja trina ( 3 pessoas comandando o governo ou o estado) começa por ai a descentralização cada provincia vai ter uma parte da guarda nacional , justiça propria, assembleia,autonomia das provincias...
A regencia trina provisória : a substituição temporaria (quando D. Pedro quiser assumir , ele assumi) , vão tomar medidas "liberais" , e uma espécie de experiencia REPUBLICANA ( não e gente da familia real).
Renuncia ,razões=impopularidade
*autoritário- uso do poder moderador
*crise financeira- produtos com forte concorrencia
*algodão
*açúcar
*couro
Regencia trina permanente:teve varias ações a guarda nacional,código do processo criminal
Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte:Gabriela Rodrigues


quarta-feira, 1 de setembro de 2010

A Guerra

Abraham Liincoln foi eleito presidente em 1860. Ele sempre quis a unidae do pois, mas os sultistas com medo que o presidente acabasse com a escravidão e assumisse uma politica economica favoravel ao norte industrializado assumindo a separação . Os Estados Unidos foi dividido em 2 , estados confederando e estados da união . Os estados confederados escolheram a cidade de Richmond como capital do país.
Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte: Gabriela Rodrigues