domingo, 29 de agosto de 2010

OBS : as tres postagens de baixo feitas por Mariaht Fernanda !
Período Regencial !

A primeira fase do periodo regencial foi a progressista que é chamada assim porque descentralizou, passou a ser trina, quer dizer com tres pessoas no poder, organizou a guarda nacional, cada província passou a ter parte da guarda nacional, cada província também tinha um juiz, um código de processo criminal, e o ato adicional. Praticamente todos que estavam no poder eram os fazendeiros, porque eram da elite, tinham terras, dinheiro, latifundio, eram agroexportador e também tinha a mão de obra escrava.

O ato adicional : Foi talvez a experiência mais democrática ocorrida durante o império, considerada como uma experiência republicana do império que usou elementos da constituição dos EUA
Os Estados Unidos no século XIX

A guerra :
Abraham Noincol foi eleito presidente, ele visava a união do país, mais os sulistas, temendo a abolição e que o presidente assumise uma politica economica provável ao norte industrializado assumindo a separação.
Os EUA foi dividido em 2, Estados confederados e estados da união.
os estados confederados escolheram a cidade de Richmind como capital do pais.
as industrias nativistas produziram sementes para abastecer o exercito e o sul precisava das importações. os nativistas precisavam das ferrovias para movimentar os tragão, ai o teligrafo foi inventado para auxiliar a logistica militar. a escravidão foi abolida pra desestruturar a economia do sul e atrair pessoas do norte. a Inglaterra e a França, retiraram seu apoio depois da falência da agricultura sulista.
Os Estados Unidos no século XIX


consequencias :
o norte consolidou o dominio sobre os EUA no fim da Guerra de Secessão.
Começaram a utilizar maquina pra aumentar a colheita na agricultura. Imigrantes europeus começaram a chegar promovendo a chagar promovendo crescimento, fazendo o país se tornar uma potência em pouco tempo , com isso se tornou rival da França e Inglaterra.
Com o desenvolvimento economico as cidades atrairam milhões de analfabetos e desempregados.

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Os Estados Unidos no século XIX

Fatores da guerra de secessão
Questão das tarifas aduaneiras : A burguesia industrial nortista exigia uma politica de protecionismo alfandregário e a aristocracia latifundiária sulista exugia o livre comércio.
Questão do mmercado consumidor: Era uma questão de dependência , o norte dependia do mercado interno e o sul dependia do mercado externo.
Questão das ferrovias : Os sultistas colocaram a culpa no governo por gastar o dinheiro com a cosat atlantica , onde exportaram mercadoris para a Europa.
Questão da mão- de- obra: O norte só cojnseguiu se desenvolver com a mão - de - obra assalariada e o sul foi organizado latifúndio monocultor explorador que so´sobreviver com a mão - de - obra escrava

Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte: Gabriela Rodrigues

As imagens


Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte:google

As imagens


Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte: google

As imagens


Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte:google
Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte: google

As imagens!

Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte: google

Estados Unidos século XIX






Expansão Externa


Foi iniciada com o lançamento da Doutrina de Monroe , ele dizia : "A América para os americanos", mas ele não só disse , colocou na prática , mas não para os americanos , para os estadunidenses . A necessidade de expansão de mercado , ajudou na ampliação do território .Os norte-americanos tiveram acesso ao mercado oriental com a chegada da colonização á costa do pacífico . O norte e o sul dos EUA se tornavam ainda mais rivais com cada expansão .

Nina Cordeiro (: