segunda-feira, 28 de junho de 2010

Pacto colonial era um conjunto de obrigações que a colônia tinha . Eram obrigações muito fortes por exemplo . A colônia só podia comprar e vender da metrópole, a colônia não poderia ter industrias e etc. Com tudo isso a metrópole impede o desenvolvimentoda colônial.
Movimentos nativistas é o ajuste no pacto colônial .Movimento que mostravam para portugual que a relação como o Brasil estava instável.
Movimento ante colonial foi antes de ter sido criado as colônia.
Postagem:Júlia Garcez

mariolal

Mariola é um doce tradicional. É feito com banana ou gaiaba seca. Atualmente, é vendida embalada em saquinhos de plástico, mas habitualmente era feito envolta em falhas de bananeira. A mariola é comida em tabletes e pode ter açúcar por fora do doce ou sem açúcar.
A razão da postagem foi: E que Lauren disse que o rei de portugal estava comendo mariola em sima do pé de manga ai algen disse que mariola era muito bom ai eu Júlia disse que eu não sabia o que era mariola ai Nina disse que achava que era uma fruta e pedro disse que chuvisco era mariola mais agora nos sabemos que mariola é um doce.
Postagem:Júlia Garcez

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Pacto Colonial

Pacto Colonial é a relação entre a colônia e sua metrópole , tudo era controlado pela metrópole , oas impostos etc .
13 colônias produziam para a metrópole , e não foi uma colonização de exploração , foi de povoamento ( vale lembrar ) .

Nina Cordeiro

Movimentos Nativistas

Movimentos nativistas são movimentos para AJUSTAR o pacto colonial , foi um importante movimento porque mostrava para Portugal que a relação com o Brasil não estava boa .
Exemplo :
GUERRA DOS EMBOABAS - foi a guerra entre Paulista e Emboabas ( estrangeiros que usavam botas ). Os emboabas foram para São Paulo a caça de ouro , mas os paulistas não gostaram disso , os expulsaram de lá .

Nina Cordeiro

Movimentos Anti-Coloniais

Movimentos anti-coloniais são movimentos que tentam acabar com o pacto colonial . Os objetivos desses movimentos são : o iluminismo e a ideia de ser uma republica .
Mas há um problema , a área de mineração , estava em tempos difíceis com a escassez do ouro que aumentava cada vez mais .
Os participantes de um dos movimentos anti coloniais ( inconfidência mineira ) eram os membros ( elite ) e os rebeldes com causa , e os objetivos desse movimento foi e republica , a vontade de se tornar uma nova capital ( São João Del Rey ) e o fim da escravidão .

Nina Cordeiro

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Brasil colônia

O que é Movimentos Nativistas ?

Um conjunto de movimentos nativistas políticos exprimiu a repulsa dos colonos aos abusos do colonialismo português, endurecido depois da Restauração. Esses movimentos, denominados nativistas, podem ser caracterizados pela não contestação ao domínio português.
Constituíram-se em revoltas isoladas ocorridas na então
colônia portuguesa do Brasil. dos quais fizeram parte: a Revolta de Beckman, no Maranhão; a Revolta de Filipe dos Santos, em Vila Rica; a Guerra dos Emboabas,dos Mascates.


Postado : Gabriela Rodrigues
Fonte :
Gabriela Rodrigues e Google

Brasil colônia

A colônia tem que complementar a sua metrópole. a colônia não pode concorrer com a sua metrópole. A colônia só pode vender para a metrópole e a metrópole só pode vender para a colônia. Foi um sistema pelo qual os países da Europa que possuiam colônias na América, mantinham o monopólio da importação das matérias-primas mais lucrativos dessas possessões, bem como da exportação de bens de consumo para as respectivas colônias.

Postado : Gabriela Rodrigues
Fonte : Gabriela Rodrigues e Google

Mariola

Razões : Surgiu uma pergunta na sala de aula sobre o que era a mariola. É fruta? É um doce amarelo? E tivemos um dia mariolal.


Postagem : Gabriela Rodrigues
Fonte : Gabriela Rodrigues

Mariola

O que é uma mariola e os componentes:

Mariola -

Doce tradicional. É feita com banana ou goiaba seca. Atualmente, é vendida embalada em saquinhos de plástico, mas habitualmente era feita envolta em folhas de bananeira às vezes envolvido em folha de bananeira seca, mais frequentemente embrulhado em papel fino. A mariola é comida em tabletes de poucos centímetros.

Ingredientes para Mariola de Banana:
2 copos de cascas de bananas d?água trituradas
1 copo de bananas esmagadas
1 copo de açúcar
1/4 de copo de farinha de trigo
2 colheres (das de sopa) de sumo de limão

Como Preparar Mariola de Banana:
Lavar as bananas em água corrente antes de retirar as cascas.

Triturar as cascas no liquidificador com um pouco de água.

Misturar as cascas, as bananas esmagadas, o açúcar, o sumo de limão e a farinha de trigo, levar ao fogo até secar a água.

Voltar ao fogo até dar o ponto de pasta dura derramar em mármore untada, trabalhando um pouco a massa.

Modelar as mariolas e passar em açúcar.

Deixar secar ao sol
.

Postado por : Gabriela Rodrigues

Fonte : Google

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Brasil Colônia !

Movimentos nativistas:

Nativismo representa movimentos de defesa da terra, sem qualquer caráter separatista. Havia nos nativos uma consciência de brasilidade, um sentimento de que o Brasil, embora fiel a Portugal, tinha diferenças na sua cultura e objetivos, que precisavam ser respeitadas pela coroa portuguesa. Cada vez mais os brasileiros se insurgiam contra a interferência dos reinóis (portugueses vindos do reino), que por sua vez não viam com bons olhos os nascidos no Brasil, nem tampouco aqueles que, embora vindos de Portugal, já tinham adquirido o jeito de viver da terra. Além do mais, após a restauração de Portugal, com a nova dinastia da Casa de Bragança, aumentou a pressão do reino contra as colônias, criando uma situação difícil e injusta a que os nativos, com consciência política já mais desenvolvida, relutavam em aceitar.

O pacto colonial:
O pacto colonial, também denominado de exclusivo metropolitano, foi um sistema pelo qual os países da Europa que possuiam colônias na América, mantinham o monopólio da importação das matérias-primas mais lucrativos dessas possessões, bem como da exportação de bens de consumo para as respectivas colônias.O pacto Colonial também inclui obediência política, ou seja, as leis a serem obedecidas deviam ser as mesmas leisda metrópole correspondente à colônia

Movimentos anti-coloniais:

A elite colonial queria a independência. A elite era formada por pessoas com poder econômico que nasciam nas colônias e sentiam-se rejeitadas pelas políticas que vinham das metrópoles. O pacto colonial limitava as atividades econômicas dessas elites. Eles só podiam vender sua produção para comerciantes autorizados pela metrópole e eram proibidos de instalar manufaturas na América impedindo-os de investir, em qualquer setor a não ser agrário. Independência das Treze colônias, desequilíbrio europeu, resultado dos conflitos provocados pela Revolução Francesa e o Império Napoleônico, são alguns exemplos desses movimentos separatistas

segunda-feira, 14 de junho de 2010

A mariola !

o que é mariola ?
Mariola é um doce tradicional. É feita com banana ou goiaba seca.

componentes da mariola:
2 copos de cascas de bananas d'água trituradas, 1 copo de bananas esmagadas, 1 copo de açúcar, 1/4 de copo de farinha de trigo, 2 colheres (das de sopa) de sumo de limão .


postado por : Mariaht Fernanda

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Curiosidade Mariolal

Do que é feito a mariola ?



Mariola de casca de banana

Ingredientes :




o 2 copos de cascas de bananas d’água trituradas


o 1 copo de bananas esmagadas


o 1 copo de açúcar


o ¼ de copo de farinha de trigo


o 2 colheres (de sopa) de suco de limão


Modo de preparo :


Lavar as bananas antes de retirar as cascas.
Triturar as cascas no liquidificador com um pouco de água.
Misturar as cascas, as bananas esmagadas, o açúcar, o sumo de limão e a farinha de trigo, levar ao fogo até secar a água.
Voltar ao fogo até dar o ponto de pasta dura , derramar em mármore untada, trabalhando um pouco a massa.
Modelar as mariolas e passar em açúcar.
Deixar secar ao sol.



P.S -mariola não é fruta (:

Nina Cordeiro


fonte : http://www.fotolog.com.br/rrrubytuesday/29625565

domingo, 6 de junho de 2010

As capitais do Brasil!

Nome:Rio de Janeiro
Localização:Rio de Janeiro
Ano : 1 de janeiro de 1502
Como se formou capital:Quando a primeira expedição portuguesa veio explorar a costa brasileira, ao entrar na barra da baía de guanabara confundiu-a com a foz de um grande rio chamando-a de Rio de Janeiro. Este nome passou então a designar as terras que ficavam em torno daquela baía.
Postado por: Gabriela Rodrigues
Fonte: Google

As capitais do Brasil!

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Sobre a capital do Rio de Janeiro !

A cidade do Rio de Janeiro recebe esse nome por que quando os portugueses estavam chegando logo viram a Baía de Guanabara , acreditando que era a foz de um grande rio , deram o nome de Rio de Janeiro , o motivo do Rio de Janeiro ser escolhido para ser capital foi a política e a economia que estava muito boa , a cidade estava ficando rica e no ano em que o Rio de Janeiro foi escolhido foram criados importantes palácios , igrejas , museus , bibliotecas , etc .

Postado por Nina Cordeiro (:

As capitais do Brasil !

Nome : Rio de Janeiro
Localização : Rio de Janeiro
Ano : Em 1763 , a cidade tornou-se capital do Brasil e manteve-se assim até 1960
Como se tornou capital : Pela importância política e econômica que a cidade começou a assumir

Fonte : google

Postado por Nina Cordeiro (:



Texto das capitaisdo Brasil

Texto sobre a capital de salvador
Em 29 de março de 1949 criaram a capital de Salvador sem ela ter sido província então Portugual que decidiu tudo Portugal mandou navios para embarcações de pessoas que vierem para trabalhar e receber salário .
postagem feita por: Júlia Garcez

As capitais do Brasil

Nome: Salvador
Localização: Bahia
Ano:1549
Como que se formou capital: 20 de março de 1549,pela ponta do padrão , Tomé de Sousa, e comitiva em seis embarcações:três navios,duas caravelas,bergantim com ordens do rei de Portugal de fundar uma cidade-Fortaleza chamada São Salvador ,assim nasceu a cidade Salvador , já capital,já cidade, sem nunca ter sido província, e foi por muitos anos maior cidade da América.
Postado por: Júlia Garcez
Fonte: google